quinta-feira, 15 de julho de 2010

Internet nas escolas do campo (polo de Juara) é de baixíssima qualidade


“é muito complicado você planejar alguma atividade com os alunos no laboratório, pois você só perde o tempo, não consegue fazer nada dentro de uma aula, mal dá para abrir uma página da internet se tivermos a sorte de não ter queda de energia” (fala de uma professora)
O GESAC é um programa de inclusão digital do Governo Federal, coordenado pelo Ministério das Comunicações – através do Departamento de Serviços de Inclusão Digital – que tem como objetivo promover a inclusão digital em todo o território brasileiro.

Para oferecer uma alternativa de acesso ao computador e à Internet, o GESAC e seus parceiros disponibilizam a infra-estrutura fundamental para a expansão de uma rede. Milhares de brasileiros passam a dispor de equipamentos de informática e, ainda, do acesso à Internet. É a oportunidade de inserção no mundo das tecnologias de informação e comunicação por meio de uma iniciativa governamental pública, gratuita e democrática.
Com praticamente todas as escolas com acesso à internet a Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso implantou o Sistema Integrado de Gestão Educacional (SIGEDUCA) um sistema em ambiente Web que atende as demandas de Gestão dos processos efetivados pelas escolas junto a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso.
Englobado no SIGEDUCA, o módulo de Gestão Educacional (GED) contempla os processos de gestão acadêmica efetuados pelas escolas da rede estadual de Mato Grosso, incluindo nele o Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGESCOLA/WEB).
O Sigescola (WEB) disponibilizará as escolas a efetivação dos procedimentos de escrituração escolar em rede, de forma que as escolas poderão efetivar a utilização do sistema em tempo real, com as atualizações disponíveis com maior acessibilidade e visão realística dessas informações a Secretaria de Educação.
O que era para ser um sonho está tirando o sono dos educadores, principalmente, do campo, pois o nível da conexão com a internet é baixíssima sem contar com as constantes quedas de energia, o que está comprometendo diretamente no desenvolvimento das atividades escolares e também dos cursos oferecidos em consonância com as políticas do Ministério da Educação de inovação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, a SEDUC/CEFAPRO de Juara em parceria com a Secretaria de Educação à Distância, no âmbito do programa de formação Proinfo Integrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário