terça-feira, 20 de julho de 2010

CEFAPRO DE JUARA PARTICIPA DA FORMAÇÃO CONTINUADA ESCOLA ATIVA


A SEDUC/MT em parceria com a UFMT e SECAD/MEC está oferecendo formação continuada para os formadores dos CEFAPROS, uma vez que todas as Escolas do Campo da rede estadual fará parte do programa, que até então era voltada à rede municipal de ensino.

O projeto Escola Ativa é uma estratégia metodológica criada para combater a reprovação e o abandono da sala de aula pelos alunos das escolas do campo nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Foi desenvolvido especificamente para as classes multisseriadas e/ou multicicladas, onde alunos de diferentes idades e séries realizam suas atividades escolares na mesma sala de aula. Para garantir a melhoria da qualidade da educação no campo, o projeto utiliza diversos recursos, desde a auto-aprendizagem e o trabalho em grupo, até o ensino por meio de módulos e livros didáticos especiais. Além disso, a Escola Ativa estimula a participação da comunidade e viabiliza a capacitação e atualização dos educadores, nesse sentido, incorpora os fundamentos e os princípios da Educação do Campo.
Seu objetivo é criar condições para a aprendizagem voltada para a compreensão da realidade social na qual a criança está inserida. Para isto, busca estimular vivências que objetivam a aprendizagem, a participação, a colaboração, o companheirismo e a solidariedade, envolvendo, reconhecendo e valorizando todas as formas de organização social.
O Programa Escola Ativa propõe o reconhecimento das diferenças e das diversidades étnicas, cultural, política, religiosa e ambiental. Busca, por outro lado, condições para a efetivação do princípio fundamental de igualdade no acesso e na permanência na escola. Uma vez garantido o lugar e a permanência, é preciso garantir o acesso à cultura através dos livros, dos materiais didáticos, da ampliação dos recursos pedagógicos, do teatro, da música e da arte em geral.

CRONOGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Módulos Data
Módulo I 19 à 23/07/2010
Módulo II 23 à 27/08/2010
Módulo III 11 à 15/10/2010
Módulo IV 08 à 12/11/2010
Módulo V 06 à 10/12/2010
Módulo VI 06 à 10/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário