Nesse sentido, considera o território da Amazônia norte-matogrossense como um campo social (Bourdieu, 1990), em que são constituídas as relações pedagógicas, na especificidade da Educação do Campo e suas interações com os demais espaços sociais. Compactuam com Gadotti (2000), quando faz a distinção entre padrão, nível e qualidade de vida. Para o autor, falar em padrão de vida, ou em nível de vida é simplesmente falar em satisfazer apenas uma parte das necessidades dos cidadãos e cidadãs, o que geralmente refere-se a suprir suas necessidades econômicas. Qualidade de vida faz referência à satisfação do conjunto das necessidades humanas: saúde, moradia, alimentação, trabalho, educação, cultura, lazer. Qualidade de vida significa ter a possibilidade de decidir autonomamente sobre seu próprio destino. Um povo que tem uma maneira singular de realizar seu trabalho, de organizar sua vida, sua fala, de viver sua religiosidade, de relacionar-se com o meio ambiente, de produzir conhecimento, enfim, um povo de identidades próprias que, na produção de sua cultura, produz também, cotidianamente, a sua própria existência. É preciso uma educação no e do campo. No: o povo tem direito a ser educado no lugar onde vive; Do: o povo tem direito a uma educação pensada desde o seu lugar e com a sua participação, vinculada à sua cultura e às necessidades humanas e sociais (CALDART, 2002, p. 26). Desde
segunda-feira, 10 de maio de 2010
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES (AS) DO CAMPO
Aconteceu no dia 10 (dez) de maio de 2010, o I encontro no Pólo de Juara, do projeto de extensão em interface com a pesquisa - MOPEC – “Múltiplo Olhares: (inter) relações sócio-econômicas e educativas da Pedagogia dos Educadores do Campo” e a formação continuada dos educadores do campo na Região Norte de Mato Grosso. Que visa mobilizar um processo de formação continuada de educadores do campo da Região Norte do Estado de MT, no intuito de acompanhar as inovações metodológicas a serem construídas na proposição de uma Pedagogia de Projetos, em regime de Alternância. As “Tramas Pedagógicas” (PASUCH, 2005) serão construídas através de múltiplos olhares que se constituem nos encontros presenciais dos educadores, nos encontros de estudos nas escolas do campo, nos encontros de socialização das ações desencadeadas pelos participantes em suas inserções escolares e comunitárias. O mesmo procura agregar, no conjunto de sua proposta teórico - metodológicas, múltiplos olhares pedagógicos e sócio-econômicos em relação à qualificação de professores-educadores do campo, para que em suas ações, nas escolas e comunidades, possam organizar processos para melhorar a qualidade de vida no e para o campo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário