segunda-feira, 10 de maio de 2010

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES (AS) DO CAMPO

Aconteceu no dia 10 (dez) de maio de 2010, o I encontro no Pólo de Juara, do projeto de extensão em interface com a pesquisa - MOPEC – “Múltiplo Olhares: (inter) relações sócio-econômicas e educativas da Pedagogia dos Educadores do Campo” e a formação continuada dos educadores do campo na Região Norte de Mato Grosso. Que visa mobilizar um processo de formação continuada de educadores do campo da Região Norte do Estado de MT, no intuito de acompanhar as inovações metodológicas a serem construídas na proposição de uma Pedagogia de Projetos, em regime de Alternância. As “Tramas Pedagógicas” (PASUCH, 2005) serão construídas através de múltiplos olhares que se constituem nos encontros presenciais dos educadores, nos encontros de estudos nas escolas do campo, nos encontros de socialização das ações desencadeadas pelos participantes em suas inserções escolares e comunitárias. O mesmo procura agregar, no conjunto de sua proposta teórico - metodológicas, múltiplos olhares pedagógicos e sócio-econômicos em relação à qualificação de professores-educadores do campo, para que em suas ações, nas escolas e comunidades, possam organizar processos para melhorar a qualidade de vida no e para o campo.

Nesse sentido, considera o território da Amazônia norte-matogrossense como um campo social (Bourdieu, 1990), em que são constituídas as relações pedagógicas, na especificidade da Educação do Campo e suas interações com os demais espaços sociais. Compactuam com Gadotti (2000), quando faz a distinção entre padrão, nível e qualidade de vida. Para o autor, falar em padrão de vida, ou em nível de vida é simplesmente falar em satisfazer apenas uma parte das necessidades dos cidadãos e cidadãs, o que geralmente refere-se a suprir suas necessidades econômicas. Qualidade de vida faz referência à satisfação do conjunto das necessidades humanas: saúde, moradia, alimentação, trabalho, educação, cultura, lazer. Qualidade de vida significa ter a possibilidade de decidir autonomamente sobre seu próprio destino. Um povo que tem uma maneira singular de realizar seu trabalho, de organizar sua vida, sua fala, de viver sua religiosidade, de relacionar-se com o meio ambiente, de produzir conhecimento, enfim, um povo de identidades próprias que, na produção de sua cultura, produz também, cotidianamente, a sua própria existência. É preciso uma educação no e do campo. No: o povo tem direito a ser educado no lugar onde vive; Do: o povo tem direito a uma educação pensada desde o seu lugar e com a sua participação, vinculada à sua cultura e às necessidades humanas e sociais (CALDART, 2002, p. 26). Desde 2005 a UNEMAT/Campus de Sinop/Dpto de Pedagogia vem acompanhando o desenvolvimento do Projeto de pesquisa e Extensão MOPEC, o qual foi aprovado pelo Edital Universal-Doutor/FAPEMAT Nº002/2008/PROCESSO Nº738575/2008 e encontra-se em fase de execução. Através dos dados construídos pelo processo de investigação é possível afirmar a grande necessidade de formação dos educadores na especificidade da educação do campo. Temos vivenciado a construção de Projetos Políticos Pedagógicos Escolares em diferentes municípios da região e percebemos o quanto às ações afirmativas decorrentes da Pedagogia da Alternância tem mobilizado a construção de novos saberes e fazeres, tais como aqueles desenvolvidos com os princípios da Pedagogia de Projetos. Há uma crescente solicitação dos educadores no sentido de aprofundar conceitos, relacionar saberes e transformar a práxis educativa nas comunidades do campo. As ações a serem desencadeadas neste processo de articulação entre os dados de pesquisa e o processo de formação continuada, concebidas como atividades de extensão, acompanhadas pelos pesquisadores da UNEMAT, USP e UFRGS, assim como os profissionais da Gerência da Educação do Campo da SEDUC-MT e dos Coordenadores da Educação do Campo dos Municípios vinculados ao mesmo, contribuirão com a consolidação de Políticas Públicas de Educação do Campo do Estado de Mato Grosso.


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